Pokémon Legends: Z-A propõe pequena revolução nas batalhas da série

Três anos após Pokémon Legends: Arceus renovar a fórmula da clássica franquia de RPGs de maneira sem precedentes, a caça aos monstrinhos está prestes a passar por uma nova (pequena) revolução em Pokémon Legends: Z-A.

Possivelmente o último título da franquia principal de Pokémon a aparecer no primeiro Nintendo Switch, o jogo também terá versão nativa para o Switch 2 quando chegar às lojas em 16 de outubro.

Durante o Mundial de Pokémon em Anaheim, tive a oportunidade de testar, por cerca de 30 minutos, a nova visão da Game Freak para as batalhas da série: uma que aproxima a ação dos games daquilo que, quando crianças, imaginávamos enquanto assistíamos às aventuras de Ash Ketchum na TV.

Em Legends: Z-A, fica para trás o tradicional combate por turnos. Em seu lugar surgem batalhas em tempo real com movimentação livre pelo cenário. É possível desviar de certos ataques chamando seu Pokémon para perto de si, e também pegar adversário desprevenidos atacando-os pelas costas. Em vez de esperar por seu turno, você deve esperar para que os movimentos de Pokémon fiquem prontos para o uso - sendo que cada um deles segue um cronômetro próprio, o que torna possível encaixar um Tackle, um Growl e um Tail Whip logo em sequência, por exemplo.

É uma evolução natural, porém ambiciosa, das batalhas contra chefes presentes em Legends: Arceus. A base da ação ainda é a tradição da série - cada Pokémon pode ter no máximo 4 ataques em seu arsenal, por exemplo -, mas o ritmo é muito mais engajante, até mesmo nas batalhas do começo do jogo, que foram as que enfrentei.

Os elementos de ação também são aproveitados em outros tipos de disputas, como em um novo modo multiplayer online voltado para embates entre quatro jogadores simultâneos, e em intensas batalhas contra Pokémon Mega-evoluídos.

A novidade é tamanha que, junto à iminente chegada de Pokémon Champions com seu foco no competitivo em turnos, me faz questionar se o jogo Pokémon que iniciará a Geração X não abandonará completamente os turnos.

Anterior
Anterior

PS6 terá drive de disco separado e Destiny está virando Star Wars

Próximo
Próximo

007 First Light é detalhado, Silksong quebra tudo e Perfect Dark desperdiça 2ª chance